CHAMADA DE COMUNICAÇÕES

O ano de 1975 no continente africano fica marcado pelas independências de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique, depois que, dois anos antes, a Guiné-Bissau auto-proclamara a sua independência. Concluía-se um processo lento, complexo e multiforme de maturação de condições sociais, económicas e culturais, de formação de imaginários, de lutas e resistências onde se forjaria o início da concretização dos projectos nacionais. Necessariamente plural, na diversidade dos caminhos percorridos e nas circunstâncias concretas de cada país, esse movimento constitui uma etapa marcante do quadro amplo de lutas pela autodeterminação que marca toda a segunda metade do século XX e que tem no continente africano um dos seus principais cenários.

Nestes cinquenta anos, a historiografia e, em geral, as ciências sociais e humanas, produziram um volume assinalável de conhecimentos, debates e propostas de interpretação sobre múltiplas dimensões daquele facto histórico. Entre a abertura gradual dos arquivos e os registos memorialísticos, dispomos hoje de um amplo e muito diversificado corpus documental que sustenta um fluxo crescente de estudos. Novas gerações, recorrendo a novas linguagens, interrogam este passado na busca de respostas para os desafios da sua contemporaneidade. As independências africanas são, por isso, acontecimentos vivos, cujas reverberações marcam ainda o tempo presente.

Meio século volvido, o Congresso Independências africanas: processos, imaginários, conexões pretende ser um momento de reflexão sobre o saber produzido e, ao mesmo tempo, de lançamento de novas perspectivas e abordagens sempre a partir de um diálogo intenso entre todas as áreas disciplinares.

Temas

  • Balanços, novas perspetivas e desafios futuros para a historiografia sobre as independências africanas;
  • Projectos e dinâmicas de acção política na luta anti-colonial;
  • Lutas armadas e resistências: escolhas, tensões e conflitos;
  • Imaginários das independências africanas: narrativas orais, escritas e visuais;
  • As independências africanas e o mundo: solidariedades internacionais.

Calendarização

  • Divulgação da chamada para comunicações: Outubro de 2024
  • Prazo para envio de propostas de comunicação: 31 de Março de 2025
  • Anúncio das comunicações seleccionadas: 30 de Abril de 2025
  • Realização do congresso: 10 a 12 de Dezembro de 2025

Submeter proposta

Lorem ipsum headerum

Diam quis enim lobortis scelerisque fermentum dui faucibus in ornare quam viverra. Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar sapien.


Lorem ipsum headerum

Diam quis enim lobortis scelerisque fermentum dui faucibus in ornare quam viverra.
Mauris commodo quis imperdiet massa tincidunt nunc pulvinar sapien.

Notificar abuso Saber mais