Jean-Michel Mabeko-Tali (Howard University)
Jean-Michel Mabeko-Tali nasceu na República do Congo onde recebeu a sua educação primária e secundária. É doutorado em História pela Universidade Paris VII-Denis Diderot, e mestre em Estudos Africanos pela Universidade Bordeaux III, em França. Viveu muitos anos em Angola, onde lecionou história. Desde 2002, é professor catedrático de história africana na Universidade de Howard, em Washington DC, EUA. De 2009 a 2018, foi membro do Comité Científico Internacional da UNESCO para o Uso Pedagógico da História Geral de África, e contribuidor do volume IX da História Geral de África. Ensaista, especialista de história política de Angola e do Congo, é autor de numerosos trabalhos entre ensaios, artigos e contributos, e de duas novelas. Jean-Michel Mabeko-Tali tem sido conferencista em várias universidades em África, na Europa, e na América do Sul (Brasil).
Marissa J. Moorman (University of Wisconsin-Madison)
Marissa J. Moorman é professora catedrática de Estudos Culturais Africanos na University of Wisconsin-Madison, doutorada em História de África (2004) pela University of Minnesota e autora das obras: Intonations: a Social History of Music and Nation Luanda, Angola, 1945 to Recent Times, Ohio University Press, 2008; Powerful Frequencies: Radio, State Power, and the Cold War in Angola, 1931-2002, Ohio University Press, 2019; e Sons da Nação: História Política e Social da Música Urbana de Luanda, 1945-2002, Mercado de Letras, 2023. A autora, para além de diversas publicações sobre música, media, moda, cinema, rádio e espaço urbano, é diretora do Centros de Estudos Africanos na University of Wisconsin-Madison e editora do jornal académico The Journal of African History, Cambridge University Press. Fez parte do conselho editorial do blogue Africa is a Country de 2014-2024 e é membro do colectivo editorial Radical History Review.
Teresa Cruz e Silva (Universidade Eduardo Mondlane)
Teresa Cruz e Silva é moçambicana. É doutorada em História Social, pós-graduada em Estudos de Desenvolvimento e licenciada em História. Atualmente é professora catedrática aposentada da Universidade Eduardo Mondlane, embora exerça a sua atividade em regime de tempo parcial no Centro de Estudos Africanos e na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da mesma universidade, que serviu em várias outras funções, desde 1976. Membro vitalício do CODESRIA - Conselho para o Desenvolvimento das Ciências Sociais em África, de que foi membro da comissão executiva e presidente, Teresa Cruz e Silva pertence também à Academia das Ciências de Lisboa. Os seus interesses de investigação são: história social contemporânea em Moçambique e na África Austral; movimentos de libertação e nacionalismo em Moçambique; redes sociais, religião e sociedade; juventude e identidades sociais, direitos humanos, mulheres e indústria extractiva. É membro de diversos conselhos editoriais e científicos de revistas nacionais e internacionais.